Segmentar um mercado é dividi-lo em parcelas de consumidores que tenham características muito próximas de necessidades e desejos. Podemos utilizar outras variáveis de segmentação como a geográfica, a demográfica ou ainda psicográfica como o estilo de vida.

Vamos imaginar a seguinte segmentação de mercado: homens brasileiros, que vivam na região sudeste do país, com mais de 35 anos de idade, nível de escolaridade superior, que ganhem mais de R$ 2.500,00 mensais.

Existem milhares de pessoas com estas características entre elas o ex-jogador de futebol Raí que hoje tem 40 anos de idade, ganha muito mais de R$ 2.500,00 e já é avô. Devem existir pessoas com as mesmas características que ainda não saíram da casa dos pais e procuram uma namorada.

Apesar de atenderem as mesma s características não parecem fazer parte do mesmo segmento. Este é o grande problema da segmentação pois não existe o cliente médio. O ideal é segmentar seus clientes por necessidade, para minimizar este efeito.

Outro conceito importante é o de posicionamento que é ter uma posição na mente do consumidor. Vamos dar um exemplo: se um falo em refrigerante qual a marca que vem a sua cabeça? Provavelmente Coca-Cola. Se eu falo sabão em pó? Omo, se eu falo maionese? Helmanns.

É claro que não quero ser um guru e adivinhar a marca que você respondeu e é bem provável que em alguns casos errei, afinal o que seria da concorrência se as pessoas somente lembrassem destas marcas.

Você deve estar achando que posicionar uma marca é coisa para empresas de grande porte. Vou dar outro exemplo: se eu falo em Panificadora ou banca de revista? Neste caso dificilmente vou acertar sua resposta, e claro você deve ter respondido alguma próxima de sua casa ou trabalho.

O importante é que mesmo não sendo grande estas empresas conquistaram uma posição na mente do consumidor. E você também deve buscar isso. Leia mais e comente no blog Marketing & Vendas.

http://www.mundosebrae.com.br/wp-content/plugins/sociofluid/images/digg_32.png http://www.mundosebrae.com.br/wp-content/plugins/sociofluid/images/stumbleupon_32.png http://www.mundosebrae.com.br/wp-content/plugins/sociofluid/images/delicious_32.png http://www.mundosebrae.com.br/wp-content/plugins/sociofluid/images/technorati_32.png http://www.mundosebrae.com.br/wp-content/plugins/sociofluid/images/google_32.png http://www.mundosebrae.com.br/wp-content/plugins/sociofluid/images/facebook_32.png http://www.mundosebrae.com.br/wp-content/plugins/sociofluid/images/twitter_32.png

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>




© 2011 Mundo SEBRAE - Todos os direitos reservados
COMMUNITY BY GAIA CREATIVE