Fazer o lançamento de uma empresa nas redes sociais, não é só fazer o registro de um login, mas precisa ser profissionalizada para que haja repercussão e gere efetividade.

Lembrando que esse processo precisa ser planejado, como já foi citado nos artigos anteriores. Para ajudar a rever os passos desse planejamento, veja  os seguintes links:

Introdução,  Passos 1 a 3Passos 4 a 6Passos 7 a 9Passo 10.1Passo 10.2.

E no final e ao mesmo tempo o início de sua grande jornada nas redes sociais, a seguir você terá a explanação dos passos 11 a 13.

11. Definir o visual da marca e imagem que será utilizada.

Em primeiro lugar, precisa existir coerência com a cultura organizacional e com seus clientes. Tomando essa idéia como ponto de partida, deve-se dar leveza a imagem da empresa nas redes sociais. Eu comparo a marca com nosso comportamento e nossa forma de se vestir para eventos formais e informais. Dessa forma, o comportamento da empresa nas redes sociais seria seu comportamento nos eventos informais que lhe pede um se vestir mais despojado ou casual, além de um comportamento e conversa mais descontraída e informal.

Algumas empresas, às vezes, criam um avatar ou mascote para representar um perfil que venha interegir com os clientes. Outras, elegem alguns colaboradores  ou uma área responsável para representar a empresa nessa interação, como por exemplo, o presidente da empresa, consultores de atendimento, SAC – serviço de atendimento a cliente, assessoria de imprensa, entre outros.

12. Realizar o testes de usabilidade.

É necessário realizar teste de todas as ferramentas que serão utilizadas. Além de não esquecer que o design precisa ser adatável para as diversas tecnologias utilizadas pelos potenciais clientes, como por exemplo, ser acessível em tablet, telefones celulares, netbooks, computadores. Além de poder ser usado o conteúdo nos diversos navegadores e sistemas operacionais.

Tudo isso porque a empresa poderá inserir no seu perfil corporativo conteúdo institucional, informativos, videos, games, enquetes, espaço colaborativo, tira dúvidas, orientações e curiosidades sobre o consumo dos produtos/serviços, links de promoções e ou ações que promovam dinamismo, experiência, emoção, isto é, um espaço interativo com o cliente.

Leia outras dicas e comente no blog Casos & Causos.


http://www.mundosebrae.com.br/wp-content/plugins/sociofluid/images/digg_32.png http://www.mundosebrae.com.br/wp-content/plugins/sociofluid/images/stumbleupon_32.png http://www.mundosebrae.com.br/wp-content/plugins/sociofluid/images/delicious_32.png http://www.mundosebrae.com.br/wp-content/plugins/sociofluid/images/technorati_32.png http://www.mundosebrae.com.br/wp-content/plugins/sociofluid/images/google_32.png http://www.mundosebrae.com.br/wp-content/plugins/sociofluid/images/facebook_32.png http://www.mundosebrae.com.br/wp-content/plugins/sociofluid/images/twitter_32.png

2 Responses to Como lançar sua empresa nas redes sociais

  1. Mariene Oliveira says:

    Tenho uma corretora de seguros, e quero ajuda para fazer a minha loja virtual e trabalhar somente com nichos nas redes sociais. Como o sebrae pode me ajudar nesta empreitada.
    No aguardo,
    Mariene

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>




© 2011 Mundo SEBRAE - Todos os direitos reservados
COMMUNITY BY GAIA CREATIVE